Blog / Destaque / Tudo o que você precisa saber para dizer que sabe o que é blockchain
Tudo que você precisa saber sobre blockchain

Tudo o que você precisa saber para dizer que sabe o que é blockchain

Em 2009, a rede bitcoin foi lançada no grupo de discussões The Cryptography Mailing pelo usuário Satoshi Nakamoto. Logo após esse lançamento foram emitidas as primeiras bitcoins e, desde então, esse assunto foi tão amplamente discutido que tornou o bitcoin a moeda mais valorizada da história, mesmo sem nem existir fisicamente. Contudo, essa é a história oficial e não confirmada. Não se sabe ainda se Satoshi Nakamoto realmente existiu ou se o nome dele representava um grupo de desenvolvedores desconhecido. O fato é que foi o usuário de Satoshi Nakamoto que desencadeou a tecnologia blockchain e as bitcoins..

Entretanto a tecnologia por trás da moeda é algo que até hoje é estudada e parece ainda não ter alcançado potencial máximo.

Os bitcoins só são possíveis graças à tecnologia das blockchains, que garantem um sistema antifraude e extremamente seguro para os seus usuários. Blockchain, ou corrente de bloco, é um sistema que criptografa, descentraliza e torna as informações imutáveis, tornando-se assim a tecnologia mais segura disponível no mercado.

Quais as possibilidades dessa tecnologia?

Assim como qualquer novidade apresentada no ramo tecnológico, a cada dia é descoberta uma nova utilização para a blockchain, utilizações que vão desde o combate contra o trabalho infantil no Congo até o registro de transações financeiras de grandes empresas.

Essas possibilidades, apesar de muito diferentes, possuem alguns aspectos em comum. Um deles é o fato de que a rastreabilidade dos dados é perfeita e a imutabilidade dos dados inseridos na blockchain é o que garante que esse rastreamento não falhe, visto que não é possível a ocorrência de fraudes sem que isso seja percebido pelos outros usuários.

Ataque de 51%

A tecnologia blockchain se baseia em um sistema de verificação descentralizado. Isso coíbe tentativas de comprometer a estrutura e garante que qualquer tentativa de ação de hackers seja percebida instantaneamente possibilitando medidas de segurança pelos outros usuários.

Contudo, estudiosos de blockchain alertaram sobre o risco de uma ação que poderia condenar a estrutura e permitir que transações adulteradas sejam feitas. O Ataque de 51% consiste em possuir mais da metade da blockchain comprometida, o que teoricamente permitiria que transações fraudulentas sejam aceitas pela blockchain, visto que a permissão para essa transação pode ser aceita pela maioria da rede. Assim, se a maioria da rede está condenada, as transações serão aceitas, independente de apresentarem irregularidades ou não.

Esse tipo de ataque é possível, mas é viável apenas em blockchains menores e em construção. Considerando que é mais fácil um grupo fechado ter controle sobre mais de 50% da rede.

 Mineração

O ponto chave do sucesso dos bitcoins foi a esperança de conseguir dinheiro sem precisar sair de casa, mas o que não se sabe é o custo por trás dessa proposta e como isso funciona de verdade.

A “mineração” dos bitcoins consiste na utillização do poder de processamento do dispositivo do usuário. O computador precisa realizar cálculos matemáticos complexos para validar informações criptografadas. Quando esses cálculos encontram um número específico, é gerada uma bitcoin e os dados são adicionados à corrente e todas as máquinas envolvidas no processo de mineração são bonificadas com uma parte da moeda correspondente à sua parcela nesse “cálculo”.

Contudo esse processo exige um potencial de processamento imenso, obrigando o usuário a fazer um alto investimento em hardware. Investimento esse que não tem um retorno garantido e pode acabar acarretando em prejuízos para o usuário.

Agora que você sabe o que é blockchain, quais são seus usos além das criptomoedas, entende quais são os maiores riscos da tecnologia e sabe que a mineração não é tão simples quanto parece. Inscreva-se no nosso newsletter para receber novidades de blockchain e aprender ainda mais sobre o assunto no mundo dos negócios.