Blockchain: existe vida fora das finanças? - Trubr
Blog / Blog Sidebar / Blockchain: existe vida fora das finanças?
Transporte e Rastreabilidade é uma excelente aplicação de Blockchain

Blockchain: existe vida fora das finanças?

Bitcoins, transações financeiras e registros bancários são tópicos recorrentes quando o assunto é blockchain, mas essa tecnologia não é exclusiva do setor financeiro.

Existem outros aspectos da tecnologia que muitas vezes passam despercebidos, mas que, se aplicados em outras áreas, acabam modificando a forma como pensamos em alguns serviços e abrindo novas possibilidades para melhorias.

Validação de contratos

Validar contratos ainda pode ser algo realizado no setor financeiro, mas qualquer tipo de contrato pode ter sua origem verificada e a validação pode ocorrer por meio desse processo.

A partir do momento que a informação é inserida na blockchain, os dados são imutáveis, portanto é fácil verificar qualquer alteração contratual, como quando ela foi feita e por quem foi feita. Isso garante a integridade dos dados e inibe tentativas de fraude.

Rastreabilidade de objetos

O uso de blockchain pode ultrapassar o digital e ser o maior reforço para o rastreio de entregas e matérias primas. No momento que todos os processos são registrados e publicados, é possível verificar o status do andamento de entregas durante o trajeto e resolver qualquer problema de logística antes que algo maior aconteça.

Por outro lado, com o crescimento de preocupações sociais e ambientais, uma empresa que garante a origem da matéria prima de seus produtos possui um diferencial que certamente agrada a todos. Saber de onde vem a carne ou o tecido que compõe a peça de roupa é cada vez mais importante para combater o desmatamento e trabalho escravo.

A utilização de blockchain pode reprimir a ação de empresas que não respeitam as leis de proteção à natureza e de prevenção do trabalho infantil, como também pode certificar empresas que possuem boas práticas para a sociedade.

Identificação

Identificar pessoas via blockchain pode facilitar, desburocratizar e gerar economia para uma determinada região. Com blockchain, é possível economizar papel, visto que todos os dados estão sempre disponíveis e são de fácil acesso, gerando economia na emissão de documentos, guias e relatórios desnecessários.

Outro ponto é a desburocratização. Apenas os dados importantes são transferidos, isso gera economia também de tempo, visto que o volume de informações a serem processados cai consideravelmente, possibilitando  mais processos realizados em menos tempo. A facilidade fica por conta da verificação rápida dos dados de identificação e da possibilidade de comprovar a identidade com qualquer documento.

Direitos autorais

A preocupação com direitos autorais pode não ser algo comum no dia-a-dia de todos, mas ainda é algo que afeta milhões de pessoas.

Com um volume cada vez maior de obras disponíveis na internet, nem sempre é possível averiguar a identidade do criador de cada uma delas e essa impossibilidade faz com que artistas não recebam os devidos créditos por suas obras.

Utilizar blockchain para garantir os direitos dos cidadãos deveria ser prioridade, algumas empresas já estão fazendo esforços para utilizar a tecnologia a favor dos artistas, mas esse esforço não pode ser o único e precisa extrapolar os limites das empresas privadas.

Agora que você já sabe outras utilizações do blockchain além do setor financeiro, quer aprender um pouco mais sobre outros aspectos dessa tecnologia? Confira o nosso post com “tudo o que você precisa saber para dizer que sabe o que é blockchain” e fique por dentro de outros aspectos importantes dessa inovação