Blog / Blockchain / Qual a importância da validação presencial para a identidade digital
identidade_digital_presencial

Qual a importância da validação presencial para a identidade digital

O Brasil está buscando criar uma identidade digital para facilitar o processo de identificação e reduzir a burocracia. O DNI (Documento Nacional de Identificação) vai trazer mais facilidades para a população que vão desde a possibilidade de identificar-se com o smartphone ao invés do documento tradicional, até poder identificar-se em sites oficiais através de um login único.

            Mas como garantir a integridade dos dados do usuário no processo de criação da identidade para que se possa confiar em uma identidade digital? Através de uma validação presencial das informações, isto é, com o cidadão fazendo presencialmente a apresentação do documento oficial em um órgão validador. Além das vantagens e facilidades que uma identificação digital permite, também é possível fazer com que essa identidade seja baseada em blockchain, assim é possível garantir que a identidade seja única e que o usuário não fraude documentos ou utilize mais de uma identidade.

Videoconferência como opção

            Para redes onde já existe um banco de dados com imagens de quem fará o cadastro, como é o caso da nossa carteira de identidade, é possível fazer uma validação via videoconferência onde, além de verificar as informações do documento oficial, deverá ser feita uma comparação do usuário com a foto já presente no banco de dados.

            A videoconferência é uma opção para lugares de difícil acesso onde os custos de logística e deslocamento são altos e a necessidade é iminente. Esse recurso pode ser utilizado em cidades do interior do Brasil, por exemplo. Com a entrada do DNI será necessário um plano de ação para cidades de difícil acesso.

            Se você quer saber mais sobre identificação pode acessar a nossa página e conhecer a nossa solução de identificação baseada em blockchain. Se você quer conhecer mais sobre a tecnologia blockchain, de onde ela vem e quais os usos possíveis, você pode ler o texto Tudo que vo cê precisa saber pra dizer que sabe o que é blockchain. Mas se você quiser saber sobre os aspectos de segurança da tecnologia você pode acessar o nosso texto falando sobre isso clicando aqui.