Blog / Blockchain / Comprar imóveis utilizando blockchain já é uma realidade no Brasil
venda-imoveis

Comprar imóveis utilizando blockchain já é uma realidade no Brasil

Se você acompanha o nosso blog já deve ter lido o nosso texto falando sobre a relação entre Blockchain e cartórios (Caso você não tenha lido, vale a pena ver o nosso texto “Blockchain pode ser o fim dos cartórios?”). Agora algumas marcas já estão olhando para a tecnologia como uma possibilidade real de substituição para agilizar os processos.

Uma das utilizações da tecnologia blockchain é a possibilidade de realizar transações imobiliárias sem a necessidade de um cartório. Esse tipo de operação que anteriormente só tinha sido realizada fora do país, foi feita recentemente pela construtora MRV aqui no Brasil. A empresa realizou a primeira compra de um terreno utilizando a tecnologia blockchain ao invés de um cartório

Essa foi a primeira transação desse tipo no Brasil e contou com uma parceria com a Growth Tech através da rede virtual Notary Ledgers, que integra atores envolvidos em todo o ciclo de incorporação imobiliária. E a rede opera por meio do blockchain corporativo IBM Blockchain Platform.

Tecnologia para agilizar os processos imobiliários

Segundo o diretor de Tecnologia da informação da MRV engenharia, Reinaldo Sima, “O avanço do blockchain no nosso setor é benéfico para quem compra e vende imóveis. Além disso, os prazos para emissões de documentos são muitos reduzidos e a ferramenta trará mais eficiência e modernização para os cartórios. Mais um avanço importante que a MRV está dando para disseminar uma cultura de inovação no mercado imobiliário

Ainda a segundo a empresa, com o processo tradicional envolvendo cartórios e outros órgãos, o tempo de assinatura de contrato era de, em média, 4 meses, utilizando a blockchain o processo levou, ao todo, 4 dias.

Se você quer saber mais sobre a tecnologia blockchain, acesse o nosso texto “tudo o que você precisa saber pra dizer que sabe o que é blockchain”, se você já sabe o que é a tecnologia mas quer aprender sobre outras possibilidades da mesma, o texto perfeito para você é o “Blockchain: Existe vida fora das finanças?”. Mas se você quer saber mais sobre como funciona a validade jurídica de uma assinatura baseada em blockchain em comparação a uma assinatura feita em cartório você pode ler o nosso conteúdo “Qual a validade de um documento assinado via blockchain?