Blog / Blog / Reclame aqui de Portugal começa a registrar queixas em blockchain
portal-da-queixa-reclame-aqui

Reclame aqui de Portugal começa a registrar queixas em blockchain

O Portal da queixa, versão portuguesa do site brasileiro Reclame Aqui, começou a inserir as queixas feitas no site em uma blockchain. De acordo com o Semanário V, o Portal da Queixa passará a registrar as reclamações em uma blockchain fornecida por uma empresa brasileira, a Hash Institute.

            Associar reclamação de clientes e blockchain pode ser, à primeira vista, uma relação estranha e até definitiva demais, visto que as empresas podem mudar sua forma de atendimento e utilizar os seus erros para aprender, porém o caminho adotado por diversas empresas é outro, simplesmente apagar as reclamações ou responder com uma resposta genérica e é exatamente isso que o Portal da Queixa quer evitar.

Histórico disponível a qualquer momento

Com a blockchain, os registros não podem ser alterados nem excluídos, dessa forma a reputação da empresa precisa ser trabalhada com respostas satisfatórias e estabelecendo relações sólidas com os seus consumidores que tiveram um histórico problemático com a marca.

A possibilidade de analisar o histórico e a forma que as marcas lidam com as reclamações permite inclusive que novos clientes formem uma opinião sobre a marca mesmo sem ter consumido qualquer produto.

Blockchain para garantir integridade

            Além do Portal da Queixa, a blockchain garante a integridade de outros sistemas, tonando-se assim uma tendência mundial. Está sendo desenvolvida, por exemplo, uma solução de identificação digital baseada em blockchain onde as interações da identidade são registradas na blockchain e o usuário pode provar quais foram as interações realizadas por ele. A Trubr é umas das empresas que desenvolve soluções baseadas em blockchain e já possui uma solução de identidade digital totalmente desenvolvida.

            Se você quer saber mais sobre a tecnologia blockchain e como ela funciona, você pode ler o nosso texto “tudo o que você precisa saber pra dizer que sabe o que é blockchain”, mas se você quer saber mais sobre como a tecnologia blockchain é empregada em outras áreas além da área financeira e da utilização que o Portal da Queixa fez, você pode ler os nossos textos que falam sobre blockchain como solução para votação e uma plataforma de combate às fake news baseada em blockchain.