Blog / Blog / Governo da Bahia utiliza tecnologia blockchain para otimizar licitações
aplicativo-blockchain

Governo da Bahia utiliza tecnologia blockchain para otimizar licitações

O governo da Bahia lançou o SOL (Solução Online de Licitação), um aplicativo baseado em blockchain para licitações de aquisições de bens, serviços e obras.

O aplicativo permite que o fornecedor envie e acompanhe suas propostas nas ofertas de licitações, facilitando que empresas de outros estados enviem suas propostas de forma automatizada e possam acompanhar o andamento do processo à distância.

Segundo a publicação do Diário Oficial da União a ideia do aplicativo é que “fornecedores de todo o país, pessoa física ou jurídica, enviem suas propostas e acompanhem o resultado da licitação, que permanece público para todos que têm acesso ao aplicativo. É uma oportunidade de fornecer bens, serviços etc. para centenas de associações e cooperativas do estado da Bahia.”, a publicação do DOU ainda destacou que o SOL “faz uso inovador da tecnologia blockchain, visando a segurança e confiabilidade nas transações públicas, garantindo a integridade de todo o processo licitatório.”

Transparência é a chave

Por utilizar a blockchain o aplicativo garante a transparência já no seu conceito, a tecnologia permite que as informações fiquem disponíveis publicamente, porém de uma forma criptografada, assim só os envolvidos nas transações conseguem ter acesso ao conteúdo das mesmas.

Outra característica da blockchain é a segurança das informações, uma vez inserida, é impossível alterá-la, fazendo com que qualquer tentativa de fraude seja rapidamente identificada, permitindo que medidas possam ser tomadas e garantindo um sistema mais seguro para as licitações. Se você quer conhecer mais algumas utilizações da blockchain para o setor público, você pode ler o nosso texto “Como a identificação digital pode ajudar o setor público” para entender as facilidades que uma identificação digital com blockchain podem trazer. Se você quer aprender mais sobre a tecnologia blockchain, como ela funciona e quais as possibilidades da mesma, você pode acessar o nosso conteúdo “tudo o que você precisa saber pra dizer que sabe o que é blockchain”, mas se você quer saber como a tecnologia blockchain está sendo utilizada fora do país, você pode ler o nosso texto sobre a identidade digital do governo da Catalunha