Blog / Destaque Notícias / Implementação de rede nacional de blockchain na Austrália

Implementação de rede nacional de blockchain na Austrália

Realizado pelo Departamento de Indústria, Inovação e Ciência, foi enviado em dezembro, para o órgão regulador da Austrália um projeto de implantação do uso de uma rede de blockchain. O projeto visa garantir a transparência dos negócios realizados dentro do mercado de agricultura e produção de alimentos no país. Além de um crescimento efetivo e sustentável, visa implementar a tecnologia dentro desse mercado para evitar a possibilidade de fraudes que podem ocorrer em alguma etapa do processo. O objetivo é aumentar a produtividade e realçar a competitividade da indústria australiana, como consta no documento publicado pela empresa.

Segundo a Food Innovation Australia Ltd. (FIAL), apenas em 2017 a fraude em alimentos e vinhos foram estimadas em mais de A$ 1.68 bilhão (o equivalente a R$ 4.84 bilhão). A organização sem fins lucrativos é liderada pela indústria e foca no aumento da participação de alimentos australianos no mercado global.

O Departamento está, também, desenvolvendo um Roteiro Nacional de Blockchain. Com finalização e entrega para aprovação prevista ainda para os próximos meses, tem como objetivo destacar oportunidades da ferramenta. Mas não apenas no setor financeiro e sim em toda economia, tais como indústria, academia e governo. 

Em 2017, a Standards Australia já havia publicado um roteiro para o uso da tecnologia. O órgão, responsável pela qualidade dos processos estabelecidos pelo governo australiano, determinou no momento que o setor deveria primeiro desenvolver padrões de terminologia blockchain e tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). Seria um meio para esclarecer definições no setor e definir uma plataforma para o desenvolvimento de outros padrões relacionados. Porém, o roteiro acabou por ser deixado de lado pela gestão que acreditava que o uso da tecnologia era ainda muito iniciante.