Blog / Blog / Governo da Catalunha quer identidade digital com blockchain
catalunha-identidade

Governo da Catalunha quer identidade digital com blockchain

O governo da Catalunha, comunidade autônoma situada no nordeste da Espanha, anunciou que tem planos para adotar um sistema de identidade digital baseado na tecnologia blockchain chamado identiCAT.

A comunidade é conhecida no mundo todo por ser a casa do Barcelona, Neymar inclusive falou algumas palavras no dialeto local quando fez sua apresentação no time.

Para o caso da Catalunha, o identiCAT não é somente uma sobre blockchain, a região sempre batalhou pela sua independência e soberania e ter uma identidade digital é um bom caminho para a campanha separatista da Catalunha, o anúncio do projeto não foi feito nesse momento por coincidência, no dia 11 de setembro é comemorada na Catalunha a Diada, festa que marca o dia oficial da comunidade.

O identiCAT também servirá para garantir a soberania dos próprios cidadãos através da identidade digital. Ao anunciar o projeto, Quim Torra, presidente da Catalunha, explicou que a escolha de dados individuais compartilhados pelo sistema será feita de forma voluntária pelos cidadãos. Esse cuidado é tomado para estar de acordo com a GDPR, que já está em vigor na Europa desde maio de 2018.

Problemas com a Espanha

Em contrapartida a isso, o governo espanhol considera que a iniciativa catalã falha em mostrar uma política alinhada à tecnologia. O governo catalão, por outro lado, enxerga a possibilidade de dar ao povo mais liberdade e autonomia ao povo através de uma identidade digital com blockchain.

Independente do que aconteça nessa “queda de braço”, esse impasse está só começando e, se o governo espanhol decidir causar maiores problemas, tem muito caminho pela frente para que a Catalunha possa finalmente ter sua própria identidade baseada em blockchain.

Se você tem interesse em saber mais sobre identidade digital, a Trubr é uma empresa brasileira que desenvolve soluções em blockchain e uma das nossas soluções é o eID+, uma plataforma de identificação digital que se diferencia justamente por garantir a integridade dos dados utilizando essa tecnologia. Se você quer saber mais sobre por que a tecnologia é tão seguram e como ela garante a integridade dos dados, o nosso texto “como funciona a segurança da tecnologia blockchain” pode ajudar e dar mais informações para você.