Blog / Blog / Estônia e blockchain: Mitos e Verdades
Estônia-e-Blockchain

Estônia e blockchain: Mitos e Verdades

Muito se fala sobre a relação da Estônia com a tecnologia blockchain, porém é muito comum para quem está de fora entender os limites e aplicações reais da tecnologia, por isso é importante esclarecer os mitos e verdades dessa relação que é tão próspera, porém ainda está em um estágio de maturação.

A Estônia é um país localizado no norte da Europa e que possui cerca de 45.339 quilômetros quadrados e uma população de 1.323.824 estando em 132º lugar em extensão territorial e 151º em número de habitantes (estimativa para 2019), esses dados são importantes para explicar como é possível um país se organizar tão bem através da tecnologia.

E-residency

O conceito de e-residency é o que mais chama a atenção do mundo todo pois, é através dele que empresas brasileiras podem estabelecer uma residência digital no país abrindo a possibilidade de atuação no mercado Europeu. Porém o que pode causar algum tipo de confusão é que o e-residency não possui qualquer relação com a blockchain. Então, se o e-residency que é o maior benefício do país, não tem relação direta com a blockchain, por que o país ainda é o modelo a ser seguido quando o assunto é blockchain?

Serviços públicos de qualidade

O diferencial da Estônia é o de possuir cerca de 99% dos serviços públicos disponíveis digitalmente e isso inclui educação, saúde e eleições, os únicos processos que necessitam o encontro pessoal das partes são casamentos, divórcios e transações imobiliárias.

Entre os serviços da Estônia que utilizam blockchain podemos citar os serviços legislativos, judiciários e relativos à saúde, visto que o histórico é uma parte muito importante para cada um deles.

Isso mostra que a Estônia é um país inovador, porém a utilização da tecnologia blockchain ainda está em um processo embrionário, isso mostra como os processos ainda precisam de uma maturação e, com um planejamento robusto e investimento em tecnologia, é possível chegar no nível “Estônia” de maturidade digital, uma prova disso é o fato de que já houve uma transação imobiliária com blockchain realizada no Brasil.

Para você que quer saber sobre essas e outras utilizações é possível acessar o conteúdo do nosso blog clicando aqui, lá você encontra textos sobre as mais diversas utilizações da tecnologia blockchain. Mas se você tem interesse em conhecer uma solução que foi desenvolvida aqui no Brasil, com o apoio da Suíça , que é uma das maiores potências mundiais quando o assunto é blockchain, você poder dar uma olhada nas nossas soluções de Identificação Digital e de Rastreabilidade