Blog / Blockchain / Como o certificado digital permite participar dos leilões da receita federal
certificado digital e leilão Receita Federal

Como o certificado digital permite participar dos leilões da receita federal

Todo mundo já leu alguma notícia falando sobre os leilões da Receita Federal onde muitos dos objetos de desejo dos brasileiros são vendidos com preços bem mais acessíveis para a população em geral, certo? Entre os produtos leiloados é comum encontrar videogames, carros e computadores de última geração por um valor mais barato do que qualquer promoção de black Friday, mas como fazer para participar desse tipo de evento?

Para quem sempre procurou como entrar nesses leilões é importante saber que é necessário possuir um certificado digital válido, pois esse é um pré-requisito para a entrada nos leilões. Segundo Maurício Balassiano, Diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, “É muito importante que todos saibam que este é mais um benefício que é proporcionado pelo Certificado Digital. Com ele há inúmeras possibilidades de uso, como a declaração do Imposto de Renda, relacionamento com órgãos do governo, como os sistemas de nota fiscal eletrônica, cumprimentos de obrigações fiscais com as várias esferas de governo, emissão da CNH digital, entre muitas outras utilizações”.

O futuro como opção

No Brasil a unidade certificadora mais conhecida é o ICP-Brasil, porém é possível criar uma opção mais tecnológica para a certificação. Uma identidade digital baseada em blockchain pode surgir como opção para participar de eventos como os leilões da receita federal por, através da própria blockchain, garantir a confiabilidade das informações contidas na assinatura. A blockchain também permite que todas as ações realizadas por aquela identidade específica, tornando possível então uma auditoria dos dados em casos de tentativa de fraudes.

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia blockchain pode modificar esses e outros processos do dia-a-dia, nós temos os textos Qual a validade de um documento assinado via blockchain e Blockchain pode ser o fim dos cartórios? que trazem alguns pontos sobre como o futuro pode ser muito mais fácil e desburocratizado através da blockchain.