Blog / Blog Sidebar / Como a Identificação digital pode ajudar o setor público

Como a Identificação digital pode ajudar o setor público

Que a identificação digital possibilita uma maior desburocratização e permite a verificação dos dados pessoais de uma forma facilitada, todo mundo sabe (se você não sabia, aqui está o nosso post Identificação digital:o que eu tenho a ver com isso? pra falar um pouco mais sobre isso), mas, especificamente para o setor público, existem diversas utilizações onde a identificação digital pode ser uma verdadeira revolução (inclusive ela é uma das 5 tecnologias para revolucionar governos citadas no nosso e-book). Mas que mudanças são essas? E por que as mudanças são consideradas “revoluções”?

Burocracia?

Um dos maiores problemas em relação aos processos de identificação é o desgaste de tempo e a burocracia envolvida. Seja na espera de emissão de documentos ou nas dificuldades para expedição de uma segunda via, os processos, em geral, acabam sendo desgastantes e pouco inteligentes. Com a identificação digital, o documento é único e as atualizações são mais rápidas, pois o processo de validação dos documentos é facilitado pela tecnologia.

A identificação digital também pode possibilitar a utilização do documento antes mesmo dele ser emitido fisicamente. Por exemplo, caso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já tenha sido validada, mas ainda não tenha sido emitida ao condutor, seria possível utiliza o smartphone como o documento sem nenhuma preocupação.

Utilizações facilitadas

Utilizar o smartphone para identificação em aeroportos, cinemas e shows pode ser um grande desafogo para filas e agilizar diversos processos. Para o setor público, a situação é parecida. O processo de votação precisa de um documento específico, conduzir o veículo necessita de outro, até mesmo no acesso aos prédios públicos necessita do uso de documentos para identificação. Se inserirmos a identificação digital nessa fórmula, o resultado é muito mais simples. Com ela é possível resolver todas as situações citadas apresentando apenas o smartphone como documento único e evitando entraves desnecessários.

Segurança e Confiança

Mas com a quantidade de benefícios da identificação digital (ou eID), como os órgãos públicos irão evitar a ação de hackers e garantir que as informações apresentadas através do smartphone são válidas? Isso depende do sistema utilizado pela plataforma de eID, alguns utilizam um banco de dados (que é a solução mais utilizada, porém corre o risco de passar por instabilidades e não garante uma segurança tão complexa) e alguns optam pela utilização de blockchain (que pode garantir a segurança através do seu sistema de validação por hashs, que torna qualquer sistema inviolável). Independente da tecnologia utilizada para verificar e validar as informações, existem certamente opções que possibilitam a segurança do processo.

A Trubr é uma empresa brasileira que desenvolve soluções em blockchain e uma das nossas soluções é o eID+, uma plataforma de identificação digital que se diferencia justamente por garantir a integridade dos dados utilizando essa tecnologia. Se você quer saber mais sobre por que a tecnologia é tão seguram e como ela garante a integridade dos dados, o nosso texto “como funciona a segurança da tecnologia blockchain” pode ajudar e dar mais informações para você.