Blog / Blockchain / BNDES abre consulta pública para implantar solução em blockchain

BNDES abre consulta pública para implantar solução em blockchain

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) abriu uma consulta pública para verificar quais empresas Brasileiras desenvolvem soluções em blockchain e quais soluções podem ser usadas no seu projeto.

O projeto do BNDES consiste no que está sendo chamado de BNDESToken, que será utilizado para auxiliar a rastrear a aplicação de recursos públicos em operações de crédito com entes públicos e operações não reembolsáveis fazendo com que cada BNDESToken tenha o valor equivalente a R$1,00.

Para o Banco Nacional do Desenvolvimento investir na tecnologia blockchain pode ser a solução para ter um maior controle dos gastos públicos e utilizando o BNDESToken é possível ter um registro constante das transações disponibilizadas publicamente de uma forma criptografada tendo assim um alto nível de segurança para os envolvidos na transação.

A Trubr é uma das empresas que esteve presente no evento buscando para ajudar na criação no BNDESToken e apresentou sua solução focada em identificação de pessoas utilizando blockchain. Com essa apresentação a Trubr dá mais um passo em direção a uma nova área de atuação dentro do mercado de softwares.

A Trubr é uma empresa brasileira que desenvolve soluções utilizando a tecnologia blockchain e está trabalhando no eID+, que é uma solução de identificação de pessoas baseada em blockchain e voltada para os setores público e privado.

A empresa Brasilieira trabalha em parceria com a Procivis, que é uma empresa Suíça que fica localizada na Trust Square e atualmente essa parceria está focada justamente no desenvolvimento do eID+ que teve sua prova de conceito no distrito de Schaffhausen, localizado na própria Suíça e atualmente está em estágio final de produção.

A consulta pública, formato de busca de informações adotado pelo BNDES possibilita analisar as opções apresentados pelo mercado para verificar o quanto a solução proposta está de acordo com a realidade do mercado no momento proposto e, no caso específico do Banco Nacional do Desenvolvimento, também é possível analisar o momento tecnológico do país e verificar como andam as pesquisas das empresas brasileiras que buscam utilizar a tecnologia blockchain para desenvolver suas soluções.

Se você quer saber por que a tecnologia blockchain é considerada tão segura, o nosso post no blog Como funciona a segurança da tecnologia blockchain pode ter todas as respostas que você procura. Se você tem interesse em saber mais sobre a relação da tecnologia blockchain com a Lei Geral de Proteção de Dados, nós sugerimos o nosso conteúdo sobre Blockchain, Legislação e Proteção de Dados. Mas se você já sabe tudo isso, mas quer saber sobre Ethereum e Bitcoin e qual a diferença entre elas nós temos esse post no nosso blog escrito pela co-fundadora da Trubr, Edelweiss Ritt.

Mas se você quer saber mais sobre a tecnologia blockchain em si você pode baixar o nosso e-book gratuito Desconstruindo a Blockchain: Como Funciona a Tecnologia Blockchain.