Blog / Blockchain / 5 cases de utilização de blockchain para quem quer otimizar processos

5 cases de utilização de blockchain para quem quer otimizar processos

Quando surgiu em 2009 possibilitando o bitcoin, pouco se falou sobre blockchain e todas as possibilidades que a tecnologia permitia. Hoje, quase 10 anos depois, a tecnologia está começando a ser vista de uma forma diferente pelas empresas privadas.

Após a chegada da plataforma Ethereum e, principalmente, com o desenvolvimento da Enterprise Ethereum, investimentos massivos começaram a surgir nessas tecnologias e atualmente as soluções são desenvolvidas visando os mais diferentes cenários.

Nesse post, vamos verificar 5 cases de utilização de blockchain que estão revolucionando a comunicação entre pessoas e governos.

1. Direitos humanos, feminismo e Blockchain

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1,2 bilhão de mulheres ao redor do planeta não possuem uma identidade oficial, o que implica na ausência de um nome, data de nascimento ou local de nascimento. Essa situação acaba por facilitar o tráfico humano. Utilizando uma plataforma de Blockchain, a ONU tem a possibilidade de verificar a identidade de mulheres e crianças ao redor do mundo, viabilizando esforços para coibir esse tipo de crime, independente da região do mundo.

2. Boston Private e contratos inteligentes

A gigante americanade serviços financeiros encontrou na blockchain uma tecnologia para otimizar as transações e torná-las ainda mais seguras. Através de uma blockchain própria, é possível controlar os nós e ditar permissões para corretoras, clientes e outros envolvidos com o negócio. O sistema ainda está em fase de testes, mas os gestores estão otimistas com as possibilidades que a tecnologia abriu para eles e estão buscando ampliar a utilização dessa tecnologia.

3. Blockchain no campo

A empresa Australiana AgriDigital possui um case de sucesso na utilização de blockchain na produção de grãos.
Com a utilização da tecnologia, o consumidor tem a possibilidade de rastrear o grão que está na sua mesa até o seu local de cultivo podendo, inclusive, verificar se não existe um número elevado de agrotóxicos na origem dos alimentos.

4. Logística e blockchain

A United Parcel Service é uma das maiores empresas de logística do mundo e está utilizando blockchain para otimizar ainda mais os seus serviços. A empresa possui uma equipe dedicada a explorar os impactos e os benefícios da inovação para oferecer um serviço cada vez mais seguro e com um rastreio otimizado.

5. Saudabilidade e Blockchain

A Driscoll’s é uma empresa familiar da Califórnia que se juntou com mais alguns produtores de alimentos para utilizar a plataforma de blockchain da IBM visando encontrar a origem de alimentos contaminados e fornecer informações sobre as origens das frutas.

Isso vai permitir uma certificação mais assertiva dos produtos, além de ajudar a prevenir que frutos de colheitas contaminadas cheguem ao mercado.

Se você tem interesse em saber mais utilizações da tecnologia blockchain, o nosso texto “Blockchain: Existe vida fora das finanças?” pode ajudar a compreender melhor as possibilidades da tecnologia. Mas se você ainda é inseguro em relação a tecnologia e deseja saber mais sobre o funcionamento e o porquê ela é tão segura, o nosso texto “como funciona a segurança da tecnologia blockchain” vai tirar todas as suas dúvidas.

Não esqueça também de conhecer a nossa solução para identificação de pessoas que utiliza blockchain para tornar o processo mais seguro e à prova de falhas.